Nesta semana, o Blog do Coworking Pantanal entrevista o medico Onofre Cezário de Souza Filho, presidente do Sistema OCB-MT – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso.

 

Onofre é um dos maiores especialistas em Cooperativas no Brasil, e nós, do Blog, ousamos dizer, um dos maiores do mundo.

 

Onofre conta um pouco da história do cooperativismo no Brasil e no Mundo e de como começou a atuar na área, quando se tornou dirigente da Unimed em Cuiabá.

 

A importância de educação para o cooperativismo é outro assunto abordado, o cooperativismo não é um assunto abordado em escolas, universidades e faculdades.

 

Conhecido por fomentar a educação cooperativista, ele acredita que a educação se constitui no alicerce para o futuro do movimento.

 

Com entusiasmo, nosso entrevistado fala do exemplo de Mondragón, região na Espanha, que é considerada como o mais expressivo modelo cooperativo do mundo.

 

Conversar com Onofre é muito fácil e empolgante. Difícil é conseguir parar, como atesta nosso bate papo.

 

“O cooperativismo é um dos caminhos para melhorarmos nosso mundo”, defende nosso entrevistado.

 

Logo depois de conversar com agente, Onofre foi eleito para um dos assentos do Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Com um mandato de quatro anos, ele será o único brasileiro a ocupar um assunto na ACI.

 

#MUSICA ESCOLHIDA:

BENITO LERTXUNDI. Gaua eta ni. Elkar 1985