Dentre os grandes desafios que temos na atualidade, o de lidar com o tempo é importantíssimo! São tantas demandas, tarefas, de diferentes frentes da nossa vida, aquela sensação de correria… É preciso otimizar as horas para dar conta de tudo e, claro, resguardar um tempinho para o merecido descanso.

 

Uma forma de organizar às 24 horas a que temos direito é ser mais produtivo no trabalho, seja na empresa, em casa ou no Coworking, dar um OK na lista de tarefas é necessário e realizador.

 

Para isso, é preciso conhecer o próprio ritmo e ter foco nos resultados. Dentre muitas Vamos dar 10 dicas de atitudes e estratégias para você. Vamos começar?

 

1 – Defina uma meta

 

Qual é o seu objetivo? Onde quer chegar? Um alvo ou uma meta lhe fará caminhar.

Estabeleça pontos da meta para alcançar no curto, médio e longo prazo. Com isso, perceberá que está avançando e tornará mais palpável o alcance de seu foco.

 

2 – Seja organizado

 

Prepare um ambiente de trabalho que o motive e o deixe confortável. Os móveis adequados, uma decoração que o alegre, um espaço limpo e organizado.

 

Talvez pareça chato, mas ter um lugar para cada coisa facilita, e muito, a encontrar depois e, portanto, otimiza seu tempo. Crie métodos para arquivos digitais e impressos. Isso serve também para a almofadinha do carimbo.

 

Além do mais, um ambiente de trabalho prazeroso é fundamental para um bom desempenho.

 

3 – Planeje o seu dia na noite anterior

 

Antes de dormir, faça uma lista de tarefas, em ordem de prioridade. Além de começar o dia já no ritmo, ainda permite a satisfação de, visualmente, perceber o avanço, a cada demanda cumprida.

 

4 – Use ferramentas de produtividade

 

Busque softwares e equipamentos que o auxilie, de acordo com suas necessidades. Precisa de lista de tarefas, agenda, conversor de áudio em texto, uma cafeteira? Faça uma pesquisa e os adquira. É um investimento em você mesmo!

 

5 – Não adie as suas tarefas

 

O melhor momento para cumprir suas demandas é agora! É claro que haverá dias de indisposição ou tarefas necessárias e desagradáveis. Mesmo assim, se encoraje e execute. Cada vez que você adia uma tarefa, é como um “monstro” sendo alimentado e elaborar depois se tornarão mais difíceis. Vença o monstro enquanto é pequenininho.

 

6 – Elimine suas distrações

 

Páginas de redes sociais, televisão, rádio, telefone, conversas paralelas, entre outros consomem muito o nosso tempo. Distraem, perdemos o ritmo. Crie métodos para atendê-los: algum horário para responder as mensagens, dar aquela olhadinha no Facebook e Instagram.

 

Uma sugestão: crie intervalos produtivos, como “uma hora seguida sem olhar o WhatsApp”. Depois, reserve a si 10 minutos de descanso e atendimento dessas demandas de redes sociais. Verá a diferença na produção!

 

7 – Divirta-se trabalhando

 

Encontre uma maneira mais agradável e divertida de fazer as coisas e você verá como o trabalho ficará mais empolgante.

 

Trabalhar ouvindo música o faz bem? Desafiar-se contra o tempo, como se batesse o próprio recorde? Crie prêmios para si, diante da sua lista: “se eu cumprir 5 tarefas fáceis e 1 difícil, ganho uma estrela”, por exemplo.

 

Estabeleça recompensas também. Um happy hour na sexta? Comprar aquele instrumento musical com a grana do freela?

 

8 – Você não precisa saber/fazer tudo!

 

Há atividades que podem ser delegadas a outras pessoas. Você ocupa seu tempo com o que faz de melhor e busca pessoas capacitadas naquilo que precisa.

 

Garantimos a você que, com seus talentos otimizados – e buscando “terceirizar” a produção daquilo que tomaria muito de seu tempo – terá resultados lucrativos.

 

9 – Aprenda a dizer não

 

Organizar seu tempo é saber que não é possível fazer tudo e, portanto, não dá pra dizer ‘sim’ a tudo que surge. Pode ser doloroso, mas é necessário: aprenda a dizer não.

 

É, inclusive, um exercício de autoconhecimento e autor respeito. Avalie e, gentilmente, utilize de frases como “não posso”, “não dou conta”, “não dá tempo”.

 

Depois da dificuldade inicial, perceberá que seguirá de forma mais assertiva em seus objetivos.

 

10 – Descanse e reserve momentos de lazer

 

Não negligencie uma boa noite de sono. É necessária para o cérebro se recompor e organizar as ideias e para o corpo seguir disposto. Sono em dia aumenta consideravelmente a produtividade.

 

Programe também momentos com família e amigos – ou com você mesmo – que reservem a você prazer e alegria. Conheça novos lugares, organize aquele churras, vá para uma pousada rural… desconecte-se! Afastar-se do trabalho é fundamental para seguir trabalhando. Você só pode ser produtivo se estiver em dia com sua saúde integral.

 

Com o mesmo foco, programe férias! Sua mente e seu corpo precisam de tempo para se restabelecer. Se não rola um Caribe, aqui em Mato Grosso mesmo temos excelentes opções, desde cachoeiras na Chapada dos Guimarães a praias de água doce. Permita-se, explore, afinal há muitos turistas estrangeiros que viajam milhares de quilômetros para Mato Grosso procurando conhecer as belezas e delicias desta terra. E não é por coincidência que o Coworking Pantanal tem Pantanal no nome, é um motivo de orgulho dos locais mais lindos e de maior biodiversidade do mundo.

 

E se você não é de Mato Grosso, explore sua própria região, com certeza encontrará grandes experiências.

 

Gostou das dicas? Tem alguma sugestão extra sobre como ser mais produtivo no trabalho? Então deixe seu comentário.