Networking-Infográfico
 
TRANSCRIÇÃO DO INFOGRÁFICO
 
Networking: Como fortalecer sua rede de contatos

 

Uma das coisas mais valiosas no mundo dos negócios é a nossa rede de contatos (network). O termo vem do inglês (“net” rede + “work” trabalho). Na prática, significa uma rede de pessoas dispostas a compartilhar entre si, informações, oportunidades de negócios e até mesmo conhecimento sobre o que está dando certo ou errado em suas atividades. Se você ainda não tem uma rede de contatos ou já tem e quer saber como aumentá-la, esse infográfico foi feito para você.

 

Dica 1 – Atualize/crie seu perfil no Linkedin.

O Linkedin é a maior rede profissional do mundo. Lá, você tem a oportunidade de criar conexões com todo tipo de profissional. Por isso, se você ainda não tem uma conta lá, ou tem a conta, mas não tem tirado proveito do potencial da ferramenta, sugerimos que faça isso, antes de qualquer coisa. As possibilidades de Networking são infinitas, além do fato de a ferramenta ser focada em relacionamentos profissionais. 



Dica 2 – Participe de eventos.

Eventos são uma excelente oportunidade para fazer relacionamentos. A dica aqui é você fazer um pequeno calendário, com todos os eventos que devem acontecer no próximo semestre e planejar sua participação com bastante antecedência. Procure listar custos, se houver, com ingressos, locação de carro/passagem aérea e hospedagem por exemplo. Outra dica importante, é estar preparado com cartão de visitas para trocar com os outros participantes. 



Dica 3 – Faça cursos, de preferência presenciais

Da mesma forma que os eventos, investir em cursos presenciais, além de dar aquela turbinada no seu currículo profissional, é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas que estão buscando o mesmo que você. Aproveite os intervalos para se relacionar, questionar e trocar experiências. 

 

Dica 4 – Promova meetups

Os meetups são encontros informais entre pessoas com mesmos interesses. Se é difícil ter eventos de qualidade em sua cidade, então que tal você organizar um? O objetivo não é lucrar, tão pouco investir uma grana alta para realizar um megaevento. Muito pelo contrário. Você pode por exemplo procurar outros empreendedores relevantes em sua cidade, propor uma parceria e dividir custos desse encontro. O principal objetivo do meetup é fortalecer a rede de parceiros. 

 

Dica 5 – Seja verdadeiro

Ninguém gosta de gente oportunista. O networking é uma via de mão dupla, uma troca mutua. Se você for o tipo de pessoa que só lembra da sua rede quando precisa de ajuda e nunca dá nada em troca, tenha certeza que não será levado a sério. Esteja disposto a ajudar, responda e-mails, participe ativamente dos grupos, colabore sempre que puder. Seja verdadeiro em suas relações e sua rede será extremamente valiosa. 

 

Dica 6 – Frequente um Coworking

O escritório compartilhado é uma excelente opção para aumentar seu networking. Uma das grandes vantagens de um coworking é mistura de profissionais de vários segmentos e alta rotatividade de empresas e pessoas diferentes no dia-a-dia. Especialmente se você é um profissional liberal, freelancer ou profissional autônomo, que precisa fechar novos negócios, fazer parcerias e buscar novas oportunidades, vai certamente encontrar no coworking uma fonte valiosa de contatos interessantes para o seu negócio.

 

Gostou das dicas?

Tem alguma sugestão extra sobre como ser mais produtivo no trabalho?

Então deixe seu comentário.