Ser um profissional liberal tem diversas vantagens e poderíamos fazer um post só falando sobre isso. Mas tem também seus desafios, afinal você não estará no mercado de trabalho sozinho, não é mesmo?!

E um dos maiores desafios é: como se destacar da concorrência?

Uma pergunta que pode nos levar a diversas respostas e neste post selecionamos seis que são essenciais para você, que já é um profissional liberal ou está pensando em se tornar um, colocar em prática desde agora.

 

Conhecimento

Como os sábios gregos já diziam, “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses”. A frase, inscrita na entrada do templo de Delfos, na Grécia é ótima neste caso. Se está preocupado em se destacar da concorrência, primeiro se faz necessário você saber sobre o seu negócio. Esse primeiro passo é importante para você saber, entre outras coisas, qual o seu objetivo com este negócio. Analise o seu ambiente interno, determinando suas forças e fraquezas e o ambiente externo, anotando as oportunidades e ameaças para o seu negócio. E se achar isso um pouco complicado, calma! É bem simples e uma ferramenta muito utilizada no marketing, que chamamos de Análise SWOT – trengths, weaknesses, opportunities e threats (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente) vai te ajudar nessa parte. Monte um quadro como a figura abaixo, preenchendo-o.  Depois ficará fácil analisar o que pode impulsionar e o que pode atrapalhar o seu objetivo.

 

 

Comunicação

Parafraseando Abelardo Barbosa, importante comunicador da televisão brasileira, “Quem não se comunica, se trumbica”. E ele sempre esteve certo. A comunicação rege a vida das pessoas e é de extrema importância para o seu negócio. Invista na apresentação da sua empresa, faça um cartão de visitas, folder de apresentação dos seus serviços e cuide também da sua presença na internet. Apesar ser uma mídia extremamente poderosa e acessível, muitas empresas e profissionais ignoram sua importância. Entenda que são as redes sociais o principal ponto de contato entre a sua marca e seus clientes. Investir nessa área te fará ganhar alguns pontos a mais em relação aos concorrentes que não cuidam dessa parte.

 

Estudo

E claro, investir também em você. Invista em cursos de capacitação. Entenda o mercado de trabalho, faça cursos de finanças, gestão, controle, vendas e atendimento. Se preferir, a internet pode facilitar e muito. Existem diversos cursos EaD oferecidos por instituições conhecidas e alguns de curta duração e até mesmo gratuitos. Escolha o que melhor se adeque a sua rotina e estude. Capacite-se e saia na frente. Conhecimento nunca é demais!

 

Concorrência

E já que falamos de conhecimento… conheça os seus concorrentes, diretos e indiretos. Se quer sair a frente deles é preciso saber como eles atuam. Assim, fica mais fácil entender as reais necessidades do mercado e o que fazer para supri-las (criando um diferencial do seu negócio para os demais). Verifique quantas empresas existem no seu ramo, o que elas fazem (e poderiam fazer para melhorar), onde atuam, e elabore uma proposta para que a sua empresa se destaque entre elas.

 

Parcerias

Não importa a área em que atua. Ter contatos é essencial para a sua jornada empreendedora. Tenha uma rede com os melhores fornecedores, distribuidores e mentores empresariais. As parcerias e contatos são vitais ao profissional liberal  e microempreendedor, para continuar crescendo. Até porque, você não vai tocar o seu negócio, sozinho. E os contatos certos vão te ajudar em diversos aspectos como reduzir custos, aumentar sua eficiência e a qualidade dos produtos. Se tiver dúvidas sobre como fortalecer o seu networking, aqui falamos mais sobre isso.

 

Ambiente de Trabalho

E acima de tudo, tenha um ambiente de trabalho apresentável. Existem várias opções no mercado. Os escritórios compartilhados são bastante procurados por tudo o que eles podem oferecer, sendo uma das melhores opções para quem é profissional liberal ou microempreendedor. No Coworking você tem seu espaço de trabalho, sala de reunião, internet à disposição, televisão, recepção, flexibilidade de horário e mais diversos itens para deixar o seu local de trabalho apto para receber clientes – e sem a burocracia e custo de um local convencional – (conheça os espaços do Coworking Pantanal clicando aqui). Se ainda tem alguma dúvida se esse ambiente é o ideal para você, leia o nosso post sobre os Mitos e Verdades de se trabalhar em Coworking!

 

Gostou do nosso post hoje?

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica diferente das citadas acima para se destacar da concorrência?

Fique à vontade para deixar seu comentário. Ficaremos muito felizes com sua participação.

Te esperamos no próximo post!