No dia 24 fevereiro 2019,  aconteceu uma das maiores premiações, se não a maior, do mundo do cinema – o Oscar. Dentre os vários vitoriosos, um desses em particular havia despertado a atenção, do público e da crítica, desde que os indicados foram divulgados. Estamos falando de Lady Gaga, e não, não precisa torcer o nariz se você não é fã dela, como cantora ou atriz – esse não é mais um post sobre a biografia de uma cantora do mundo pop, ou o quanto ela alcançou sucesso sendo uma empreendedora da própria carreira.

 

O que queremos mostrar são as lições que o discurso dela, ao receber o prêmio de Canção Original, mostra para você que quer alcançar bons resultados em seu negócio. E já vamos dizer o porquê esse discurso emocionante e inspirador pode servir de lição para você, profissional liberal.

 

 

Primeiro vamos conhecer um pouco dela. Lady Gaga, nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta, estreou mundialmente em 2008, quando lançou seu primeiro álbum. Como vários artistas, começou sua carreira cantando na noite em barzinhos. Hoje ela é a 5ª artista feminina a faturar mais de meio bilhão de dólares em turnês. Nas últimas semanas, alcançou o recorde ao levar para casa 32 prêmios pela canção “Shallow”, trilha sonora do filme “Nasce Uma Estrela”, incluindo o Oscar que falamos no início do texto.

 

Ela, que já tinha recebido um Globo de Ouro de melhor atriz em minissérie, em 2016, por sua atuação na série American Horror Story – Hotel, não só colaborou para a trilha sonora da produção de “Nasce Uma Estrela”, como também atuou. Uma atuação elogiada por uns, mas que também recebeu críticas negativas de outros. Bom, independente disso, ganhou o Oscar, subiu ao palco e fez o seguinte discurso:

 

“Muito obrigada à Academia por essa enorme honra. Obrigada a cada pessoa nesse lugar, Mark Ronson, Anthony Rossomando, Andrew Wyatt, meus co-compositores, eu amo tanto vocês. Agradeço a minha irmã, minha alma gêmea, eu amo você. Minha família está aqui, eu amo vocês, mamãe e papai. Bradley, não tem nenhuma outra pessoa no planeta que poderia cantar comigo essa música além de você. Obrigada por acreditar em nós, muito obrigada. E se você está em casa, está sentado no sofá e está assistindo agora, tudo o que tenho pra dizer é que, isso tudo é trabalho duro, eu trabalhei duro por muito tempo e não é sobre… Não é sobre vencer, é sobre não desistir. Se você tem um sonho, lute por ele, existe uma disciplina para a paixão, e não é sobre quantas vezes você é rejeitado, ou quantas vezes você caiu e foi derrotado, é sobre quantas vezes você levantou com coragem e seguiu em frente, obrigada!”

 

O que queremos mostrar com isso?

 

 

Bom, você profissional liberal, tem um sonho. É a partir dele que você iniciou a sua jornada empreendedora.

 

E é por ele que é preciso ter PERSISTÊNCIA. Você vai levar alguns nãos, vai encontrar pessoas que não vão dar atenção para o seu trabalho/ produto. Mas isso é normal. Em toda e qualquer jornada. Para alcançar o sucesso é preciso PERSISTIR. Não desista daquilo que você acreditou, estudou e se preparou, por conta de alguns obstáculos em seu caminho.

 

Além de persistir e ter coragem para continuar na sua jornada, é imprescindível que você também TRABALHE DURO. As situações favoráveis não vão surgir do nada. Aproveite as possibilidades que você encontrará em seu caminho e se empenhe o máximo nelas. Se dedique para a concretização do seu sonho. Tenha disciplina. Ninguém alcança sucesso sem o próprio esforço. Pesquise, leia, entenda seu mercado de trabalho, seu produto e corra atrás.

 

Assim, as chances de você alcançar os melhores resultados são, infinitamente maiores, do que esperar as coisas acontecerem por si só. Afinal, sucesso não é sinônimo de SORTE. Defina suas metas, trace suas estratégias necessárias para alcançar o resultado desejado, ouça as críticas e busque sempre se aprimorar e aprimorar seu produto/serviço. Mas não conte com a sorte.

 

E acima de tudo, acredite. Acredite em você, no seu potencial, no seu diferencial e lute por ele. Acredite até conseguir. Boas ideias serão somente boas ideias se ficarem perdidas no caminho.

 

A sua jornada empreendedora terá altos e baixos sim, haverão derrotas e conquistas sim. Mas queremos que você jamais deixe de acreditar no seu potencial. Se tiver que melhorar em algo, melhore. Crie, invente, se reinvente e tenha a melhor jornada empreendedora. Lembre-se: nenhuma vitória acontece sem grandes batalhas!

 

Bom trabalho e até o próximo post.

Ahh não se esqueça de comentar abaixo, o que você faz para se recuperar/levantar após alguns nãos ou dê sugestões para os próximos temas.